quarta-feira, 5 de outubro de 2011

APROVADO AUMENTO DE 11,3% NAS MENSALIDADES DA UPF

Na terça-feira (04/10), em reunião do Conselho Universitário (CONSUN), instância máxima da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi aprovado o orçamento de 2012 da instituição com o aumento de 11,3% das mensalidades. Todos os conselheiros foram favoráveis a proposta, exceto a representação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), que se absteve, e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que foi contra.

O Coletivo Nada Será Como Antes esteve desde as 8 horas da manhã em vigília em frente à Reitoria da UPF, numa última tentativa de adiar a votação. Além do Reitor e do Presidente da Fundação UPF abordamos a maioria dos conselheiros que entravam para participar da reunião do CONSUN apresentando a seguinte pauta:

- Que o Conselho Universitário não votasse o Orçamento de 2012 na reunião de terça-feira (04/10);

- Contra o aumento das mensalidades;

- Verba específica para os projetos do Restaurante Universitário a preços populares e a Moradia Estudantil;

- Adequação da quantidade de livros das Bibliotecas;

- Manutenção das verbas de pesquisa e extensão e corte de gastos administrativos. 

Destacamos também que, mesmo atuando no Movimento Estudantil da UPF, como oposição ao DCE, o Coletivo NSCA participou do ato realizado pelo mesmo. Compreendemos que a demora da nossa entidade em fazer algo deve ser questionada para que não se repita e, que a construção da luta contra o aumento das mensalidades precisava ser realizada coletivamente, seja através do Colegiado de CAs e DAs ou mesmo por Assembleia Geral dos Estudantes, o que não aconteceu.

Com a aprovação no CONSUN, o orçamento de 2012 da UPF segue para ser apreciado pelo Conselho Diretor da FUPF na próxima semana. O Coletivo NSCA manifestou desde aquele momento a necessidade de ser convocado o Colegiado de Centros e Diretórios Acadêmicos para reunião imediata. O DCE convocou o mesma para o próximo sábado (08/10), a partir das 9 horas e 45 minutos. 

Chamamos todos os estudantes da UPF a participar dessa reunião onde poderemos avaliar as mobilizações contra o aumento das mensalidades e encaminhar nossas próximas ações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário